URUBICI

Urubici é um municipio de Santa Catarina, localizado na Serra Catarinense conhecida por ser a região mais fria do Brasil, sendo o único lugar do país onde neva todos os anos, mesmo que por poucos dias, durante o inverno.

O frio e a paisagem de pinheiros, vastos campos com gado pastando e grandes cânions são um cenário curioso e surpreendente num país majoritariamente tropical como o Brasil – mesmo no verão, a apenas 100 quilômetros do litoral, sente-se o clima de montanha. Cavalgar em paisagens montanhosas e depois descansar em frente ao fogo de chão, degustando a comida local, são programas típicos da Serra Catarinense.


Atrativos Turísticos de Urubici

Morro da Igreja

0702-SC-Urubici Morro-da-Igreja-0660

Localização: Aparados da Serra Geral
Distância: 30 km (considerando saída do centro da cidade)
Acesso: Por estrada de asfalto em condições ruins. A visitação é gratuita mas é necessário autorização no ICMBio. Informações pelo telefone (49) 3278 4994 ou por e-mail: agendamentoparque@hotmail.com.
Histórico: O morro sedia o CINDACTA II, uma base da aeronáutica que controla o espaço aéreo de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. É o ponto habitado mais alto do sul do Brasil (1822m de altitude) e todos os anos há ocorrência de neve. Ali foi registrada a temperatura oficial mais fria do país – 17,8 graus negativos e 40º C negativo na sensação térmica, em 1996. É daqui que se avista a Pedra Furada – para a visualização deve-se caminhar 20 metros até a borda à direita junto ao cannyon.
Dicas: É comum baixas temperaturas mesmo no verão, levar agasalhos, melhor período para visitação é das 09:00h às 16:00h.

Pedra Furada

0702-SC-Urubici Morro-da-Igreja-0650

Localização: Morro da Igreja – Aparados da Serra Geral (Contemplação)
Distância: 30 km ( considerando saída do centro da cidade)
Acesso: Por estrada de asfalto em condições ruins. A visitação é gratuita mas é necessário autorização no ICMBio.
Atrativo: Público
Histórico: Formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela medindo aproximadamente 30 metros de circunferência. Situado nas divisas de três municípios, Orleans, B. Jardim da Serra e Urubici.
Dicas: É comum baixas temperaturas mesmo no verão, levar agasalhos.

Cascata Véu da Noiva

0805-SC-Urubici-Cachoeira-Véu-de-Noiva-1979

Localização: Aparados da Serra Geral
Distância: 18 km (considerando saída do centro da cidade)
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Com 62 metros de queda, a cascata se destaca entre as mais de 80 encontradas no município. Não há queda livre: a água desliza suavemente por grandes rochedos. Quando há maior vazão, a espuma branca faz o visual assemelhar-se ao de um grande véu de noiva – daí o nome pelo qual é conhecida.
Dicas: A cascata fica em propriedade particular e há cobrança de ingresso.

Serra do Corvo Branco

0702-SC-Urubici-Serra-do-Corvo-Branco-1036

Localização: Serra Geral
Distância: 30 km (considerando saída do centro da cidade)
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Situada entre Urubici e a cidade de Grão-Pará, a estrada (SC 439) foi a principal ligação entre o litoral e a serra. Sua “garganta” (a estrada começa no meio de dois paredões de pedra) é o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros. Sua denominação provém da existência de aves do mesmo nome da região.
Dicas: Apenas 600 metros da Serra do Corvo Branco é pavimentada. Possui um mirante para observações. Não tentem descer ou subir com veículos de grande porte sem antes averiguar o trajeto, principalmente ônibus e caminhões.

Inscrições Rupestres

0805-SC-Urubici Inscrições-Rupestres-1680

Localização: Morro do Avencal
Distância: 5 km (considerando saída do centro da cidade)
Acesso: Fácil
Histórico: Sinais nas rochas, feitas por povos antigos em lugares considerados sagrados, com aproximadamente 4.000 anos.
Dicas: Melhor horário para visitação no período da tarde.

Cascata do Avencal

0805-SC-Urubici Cascata-do-Avencal-2113

Localização: Morro do Avencal
Distância: 8 km (considerando saída do centro da cidade)
Atrativo: Particular
Acesso: Fácil
Histórico: Com 100 metros de queda livre, é a maior cascata aberta a visitação no município. O nome deriva da avenca, vegetação comum na região. Há cobrança de ingresso.
Dicas: Uso de calçados para trilha na sua visitação pela parte de baixo, e cuidado com pedras escorregadias próxima a sua queda. Na parte superior da cachoeira, o acesso é fácil e pode ser visitada a qualquer hora do dia.

Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

0805-SC-Urubici-Igreja-Matriz-2259

Localização: Centro da cidade.
Atrativo: Público
Acesso: Fácil
Histórico: Chama sua atenção por sua estrutura diferenciada, é uma das maiores igrejas do estado. Idealizada pelo Pe. José Alberto Gonçalves Espíndola. Seus restos mortais estão sepultado no interior da igreja.

Mais atrativos no site: www.urubici.sc.gov.br/turismo/item/Atrativos/